Posse 2021: Câmara empossa novo parlamento com restrições por causa pandemia

A Cerimônia em 1º de janeiro de 2021 terá transmissão ao vivo pela TV Câmara de Nova Friburgo. Medidas ocorrem por conta da pandemia de coronavírus.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo definiu os parâmetros da cerimônia de posse da legislatura 2021/2024. O Evento de posse dos vereadores eleitos de Nova Friburgo, que ocorrerá a partir de 10h, em 1º de janeiro, no Plenário Jean Bazet, será feito com número limitado de presentes na Câmara Municipal. A decisão foi tomada por conta da pandemia do novo coronavírus e para seguir os protocolos de segurança determinados pelo governo municipal e pelo município. Apenas um número reduzido de pessoas, limitados aos eleitos e convidados (apenas dois por político) poderão participar da cerimônia presencial.

Os presentes terão de seguir protocolos de distanciamento e uso de máscaras durante o evento. Além disso, todos deverão ter a temperatura aferida e seguir os procedimentos preventivos indicados, como o uso de álcool gel e distanciamento. A população poderá acompanhar toda a cerimônia por meio de transmissão ao vivo pela TV Câmara de Nova Friburgo, no YouTube, com retransmissão simultânea na TV Cidade, Canal 08. Quanto à imprensa, será limitado o quantitativo até 20 jornalistas sendo até 02 por veículo. Para cobrir o evento presencialmente, será necessário enviar solicitação de credenciamento para imprensa@novafriburgo.rj.leg.br.

A novidade é que, nesta troca de legislatura, a escolha da Presidência e dos demais cargos da Mesa Diretora será realizada na sessão que ocorrerá no primeiro dia útil seguinte, conforme modificação feita em 2018 no Regimento Interno da Casa Legislativa. Sendo assim, a definição acontecerá na sessão ordinária que acontecerá no dia 04/01.

Já a posse dos prefeito e vice, ocorrerá às 15hs no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura – Rua Salusse, 616 – Centro, Nova Friburgo.