Nova Friburgo pode ganhar o Dia Municipal do Voluntário

por Vinicius Gastin publicado 16/07/2024 20h30, última modificação 16/07/2024 20h31
Data irá priorizar atividades como palestras, projetos, campanhas e outros eventos
Nova Friburgo pode ganhar o Dia Municipal do Voluntário

Em primeira discussão, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Zezinho do Caminhão, que institui o 11 de janeiro como o Dia Municipal do Voluntário. De acordo com a proposta, a data irá priorizar atividades como palestras, projetos sociais, campanhas, entre outros eventos que tenham o enfoque no voluntariado. A homenagem terá por objetivos valorizar e reconhecer a todos os que se disponibilizam a fazer trabalhos voluntários, além de destacar a diferença que o voluntariado faz em todos os Projetos Sociais.

A proposta também busca demonstrar a importância que as pessoas podem fazer, tanto em Projetos como em ajudar ao próximo doando seu tempo e podendo incentivar mais pessoas a fazer este trabalho gratificante, além de conscientizar e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre a importância do serviço voluntário; Estimular a prestação de serviço voluntário. O texto da Lei também prevê divulgar as ações voluntárias exercidas no âmbito municipal, e homenagear Associações, Clubes, Organizações, Entidades, Pastorais Sociais e Grupos de trabalho voluntário, assim como pessoas físicas dedicadas ao voluntariado.

As ações poderão ser realizadas pelo Poder Público, por instituições de ensino, entidades representativas de classe e pelas organizações da sociedade civil isoladamente ou em parceria.