Nova Friburgo pode ganhar a Semana do Bebê e da Primeira Infância

por Vinicius Gastin publicado 11/06/2024 19h40, última modificação 12/06/2024 08h06
Atividades relativas à data devem ser realizadas na primeira semana de agosto
Nova Friburgo pode ganhar a Semana do Bebê e da Primeira Infância

A Câmara Municipal aprovou, por 13 votos favoráveis e um contrário, o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Isaque Demani, que institui a Semana do Bebê e da Primeira Infância em Nova Friburgo. As atividades relativas à data devem ser realizadas, anualmente, na primeira semana do mês de agosto, quando também é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. De acordo com o texto, é considerado primeira infância o período que vai desde a concepção do bebê até os seis anos completos. A matéria ainda passa por segunda discussão na Casa.

A Semana do Bebê e da Primeira Infância em Nova Friburgo é uma estratégia de mobilização social incentivada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, tendo como objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O projeto também visa contribuir com o desenvolvimento de ações para a diminuição do índice de mortalidade infantil; orientar e conscientizar as famílias sobre as práticas necessárias para melhoria da qualidade de vida das crianças; diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce e a humanização da atenção; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância e de um ambiente facilitador à vida; conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento de Nova Friburgo, entre outros.

A Semana poderá ter o desenvolvimento de atividades como palestras, debates, seminários, ações educativas, dentre outros eventos, podendo ser promovido pelo setor público, juntamente com as entidades da sociedade civil, visando orientar as famílias nos cuidados necessários com a saúde e desenvolvimento mental, emocional e socialização da criança. O Poder Executivo irá regulamentar as atribuições dos órgãos municipais que atuam comprometidos com a questão da primeira infância, especialmente as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.