Projeto prevê detector de metais em estabelecimentos escolares de Nova Friburgo

por Vinicius Gastin publicado 24/09/2024 12h15, última modificação 25/09/2024 07h52
Proposta foi aprovada em primeira discussão por 13 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção
Projeto prevê detector de metais em estabelecimentos escolares de Nova Friburgo

Estabelecimentos escolares de Nova Friburgo podem contar com detector de metais

Foi aprovado pela Câmara de Nova Friburgo, em primeira discussão, por 13 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, o Projeto de Lei, de autoria do vereador José Carlos Schuabb, que obriga a instalação de aparelhos detectores de metais nos estabelecimentos escolares, de qualquer nível de ensino, no município. De acordo com o parlamentar, o objetivo principal é garantir a segurança de todos os frequentadores das unidades e coibir a entrada de instrumentos como armas de fogo, arma branca, como facas, estiletes, navalhas, dentre outros objetos. O Projeto ainda passará por uma segunda discussão na Casa.

De acordo com a proposta, no caso de o equipamento emitir o alarme ou sinal sonoro, um funcionário designado pela administração municipal, devidamente preparado e habilitado, deverá, inicialmente, orientar ao usuário sobre a retirada do objeto antes de adentrar ao local. Permanecendo o bloqueio, o responsável pela fiscalização poderá solicitar a exposição dos pertences, sem constrangimento à pessoa revistada.

O texto determina prioridade de instalação dos detectores em escolas localizadas em áreas que registrem índices mais altos de violência. O não cumprimento da Lei pode acarretar sanções cíveis, criminais e administrativas.