Câmara Municipal ganha ponto de coleta de Lixo Eletrônico

Os cidadãos friburguenses que não sabem o que fazer com seu lixo eletrônico já têm uma saída. A Câmara Municipal de Nova Friburgo, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem eletrônica e Inclusão Digital, implantou um ponto de coleta para descarte de lixo eletrônico na cidade. É considerado resíduo eletrônico os equipamentos descartados ou obsoletos de todos os tipos como computadores, celulares, baterias, pilhas, televisões, etc. O Projeto possui ainda diversos outros parceiros como a Universidade Federal Fluminense e os participantes receberão pontos.

Nesta campanha, o lixo eletrônico coletado vai se transformar em insumo por meio de reciclagem para aumentar a inclusão digital e ajudarão a montar salas de informática, cursos de artes, robóticas, impressão 3D, entre outros. Essa ação contribui com o cuidado ao meio ambiente pois, quando este material é descartado de maneira inadequada, impacta o solo com seus metais pedados e altamente tóxicos como mercúrio e chumbo, por exemplo.

As lixeiras estão localizadas na recepção da sede da Câmara Municipal e qualquer cidadão pode acessar. O material deve ser depositado nas caixas que estão na portaria da Câmara e cadastrado pelos funcionários da portaria, para que o doador receba seus pontos.

De acordo com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo sendo o Brasil o que mais gera lixo eletrônico dentre os países emergentes. A cada ano, o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.