Câmara Jovem promove última sessão e encerra edição de 2023

por Vinicius Gastin publicado 22/11/2023 19h12, última modificação 22/11/2023 19h12
Jovens parlamentares apresentaram novamente os seus Projetos de Lei
Câmara Jovem promove última sessão e encerra edição de 2023

Retomado este ano pela presidência da Câmara Municipal, em parceira com a Escola do Legislativo Friburguense (Elenf) e com a Secretaria Municipal de Educação, o Câmara jovem promoveu a última sessão deste ano na tarde desta quarta-feira (22). Na ocasião, os jovens parlamentares apresentaram novamente os seus Projetos de Lei, com direito a entrega do livro com todas as propostas protocoladas aos Poderes Legislativo, Executivo e a cada uma das escolas participantes.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Vereador Max Bill, a Vereadora e Coordenadora da Elenf, Maiara Felicio, a Vereadora Vanderleia Abrace Essa Ideia e do Vereador Claudio Leandro, além da Secretária Municipal de Educação, Caroline Klein, da Coordenadora Escolar, Marta Raquel, do Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo (Elenf), Ricardo Gama, e outros participantes do projeto, representantes do executivo municipal e professores, além de pais e responsáveis. O evento também contou com apresentações musicais de duas jovens parlamentares.

É o momento de agradecer. Assim que assumimos a presidência, procurei a Vereadora Maiara Felicio, e tenho certeza que acertei na escolha dela. Foi um projeto preparado com carinho por ela, Professor Rico, Victória e pelo poder executivo. O projeto foi um grande sucesso. Um vereador comentou que, participando de todo o processo, a visão sobre política mudou, algo que aconteceu comigo também, um vereador de primeiro mandato. Já adianto que o Projeto está mantido para o ano que vem, e iremos incrementá-lo”, resume o Presidente Max Bill.

A iniciativa, desenvolvida pela Elenf (Escola do Legislativo de Nova Friburgo), com aval e apoio da presidência, e parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contou com várias etapas, desde a eleição dos jovens vereadores, composição da Mesa Diretora, apresentação e votação dos Projetos de Lei. A Mesa do Câmara Jovem de 2023 foi formada pela Presidente Yohana Manuela, pela Vice-Presidente, Maria Luiza Machado, por Thalía de Almeida, a Segunda Vice, David Bonifácio, o 1º Secretário, e por Thaina Futigami, a 2ª Secretária.

A gente lembra do dia em que fomos para as salas de aula para fazer o convite para o Projeto. Tínhamos medo de não conseguir convencê-los a virem para cá, e existia um desejo em comum em trazer a juventude para participar. E somos nós que agradecemos aos jovens parlamentares. Esse é o papel desta Casa: fazer com que cada pessoa do município se sinta representada, e foi isso que esses jovens fizeram”, resume Maiara Felício.

Participam do Projeto, este ano, as Escolas Municipais Alcides Francisco Brantes, Cypriano Mendes da Veiga, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, CEFFA Flores de Nova Friburgo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maximillian Falck, Monsenhor José Antônio Teixeira, Odette Penna Muniz, CEFFA Rei Alberto I, Rui Barbosa, Tiradentes, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie e Cecília Meireles.

A Câmara Jovem foi formada pelos seguintes parlamentares: Joice Ribeiro (Alcides Brantes), Davi Bonifácio (Cecília Meirelles), Daiana Heringer (Ceffa Flores), Rubiana da Silva Frossard (Cypriano Mendes), Eduardo Gonçalves (Dante Magliano), Luiz Felipe Gonçalves (Dermeval Barbosa Moreira), Caio da Silva Pereira (Dermeval Barbosa Moreira), Keyloane Batista (Juscelino Kubitschek), Ana Luiza Santana (Juscelino Kubitschek), Ana Beatriz Gomes (Maximillian Falck), James Ouverney (Monsenhor José Antônio Teixeira), Victória Teixeira (Odette Penna Muniz), Elaion Boy da Cunha (Odette Penna Muniz), Maria Luiza Machado (Odette Penna Muniz), Talía de Almeida (Ceffa Rei Alberto I), Yohana Manuela de Andrade (Ceffa Rei Alberto I), Thainá Futigami Martins (Rui Barbosa), Ana Clara Sinder (Rui Barbosa), João Gabriel Marques (Rui Barbosa), Geovana Araújo (Vevey La Jolie), David Schneider (Tiradentes) e a Suplente Yoahana dos Santos Moura (Odette Penna Muniz).