Câmara Jovem: Parlamentares tomam posse em Sessão Plenária

por Vinicius Gastin publicado 06/06/2023 19h15, última modificação 07/06/2023 09h57
Jovens vereadores e vereadoras apresentaram um breve resumo dos respectivos Projetos de Lei
Câmara Jovem: Parlamentares tomam posse em Sessão Plenária

Jovens parlamentares tomam posse em Sessão Plenária

O Projeto Câmara Jovem promoveu a solenidade de entrega dos diplomas e a posse dos parlamentares nesta terça-feira, 6, no Plenário Jean Bazet. A Sessão Plenária foi comandada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Max Bill, e contou, na mesa diretora, com as presenças da Vereadora Maiara Felício, Coordenadora do Projeto, do Professor Ricardo Gama, o Rico, Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo (ELENF), da Professora Cintia Damazio, Subsecretária de Gestão de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Educação e Victória Melchides, secretária da ELENF. O auditório esteve lotado de estudantes, professores e familiares dos alunos e alunas.

É com muita satisfação que participamos desse momento de posse dos jovens vereadores. Estou ocupando essa função de coordenador pedagógico da Elenf, e desde o início, nos articulamos com a secretaria municipal de Educação para unirmos as escolas e estruturarmos essa participação cidadã, que é das mais importantes. Tivemos desde o início todo o apoio do nosso Presidente, Vereador Max Bill, da Comissão de Educação da Câmara e de diversos vereadores e vereadoras, que ajudaram em todo o processo junto aos estudantes”, resume o Professor Rico.

Além da diplomação, os jovens vereadores e vereadoras também apresentaram um breve resumo dos respectivos Projetos de Lei. A jovem Vereadora Victória Teixeira, do Colégio Odette Penna Muniz, foi um dos pontos altos da Sessão, interpretando, junto ao professor em seu teclado, algumas canções no violino. Compareceram ao evento os Vereadores Max Bill, Maiara Felício, Zezinho do Caminhão, Claudio Leandro, Dirceu Tardem, Vanderleia Abrace Essa Ideia, Angelo Gaguinho e Isaque Demani.

Dentro do nosso planejamento de aproximar a Casa do cidadão friburguense, é fundamental trazer o jovem para conhecer o dia a dia e entender o papel do vereador. Parabenizo a todos os envolvidos”, resumiu o presidente da Câmara, vereador Max Bill.

Foram diplomados os seguintes jovens parlamentares: Joice Ribeiro (Alcides Brantes), Davi Bonifácio (Cecília Meirelles), Daiana Heringer (Ceffa Flores), Rubiana da Silva Frossard (Cypriano Mendes), Eduardo Gonçalves (Dante Magliano), Luiz Felipe Gonçalves (Dermeval Barbosa Moreira), Caio da Silva Pereira (Dermeval Barbosa Moreira), Keyloane Batista (Juscelino Kubitschek), Ana Luiza Santana (Juscelino Kubitschek), Ana Beatriz Gomes (Maximillian Falck), James Ouverney (Monsenhor José Antônio Teixeira), Victória Teixeira (Odette Penna Muniz), Elaion Boy da Cunha (Odette Penna Muniz), Maria Luiza Machado (Odette Penna Muniz), Talía de Almeida (Ceffa Rei Alberto I), Yohana Manuela de Andrade (Ceffa Rei Alberto I), Thainá Futigami Martins (Rui Barbosa), Ana Clara Sinder (Rui Barbosa), João Gabriel Marques (Rui Barbosa), Geovana Araújo (Vevey La Jolie), David Schneider (Tiradentes) e a Suplente Yoahana dos Santos Moura (Odette Penna Muniz).

A Eleição Geral dos 21 Jovens Vereadores ocorreu no início de maio. A formação de Mesa Diretora, com definição do Presidente, Vice-Presidente e Secretário, além da visita aos gabinetes dos parlamentares está programada para este mês. No dia 21, será a vez de conhecer o gabinete do Prefeito e as Secretarias Municipais. A Sessão para votar as propostas está agendada para 14 de setembro. A edição deste ano do Câmara Jovem é encerrada no dia 22 de novembro, com a entrega do livro contendo os Projetos de Lei, votados e aprovados pelos Jovens Vereadores, para as escolas participantes e para o Presidente da Câmara Municipal.

Participam Projeto, em 2023, as Escolas Municipais Alcides Francisco Brantes, Cypriano Mendes da Veiga, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, CEFFA Flores de Nova Friburgo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maximillian Falck, Monsenhor José Antônio Teixeira, Odette Penna Muniz, CEFFA Rei Alberto I, Rui Barbosa, Tiradentes, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie e Cecília Meireles.