Câmara indica reserva de vagas no setor hoteleiro às mulheres vítimas de violência

por viniciusg — publicado 28/09/2023 19h08, última modificação 28/09/2023 19h08
Objetivo é garantir abrigamento temporário seguro e digno às mulheres em situação de violência
Câmara indica reserva de vagas no setor hoteleiro às mulheres vítimas de violência

Câmara indica reserva de vagas no setor hoteleiro às mulheres vítimas de violência

Por unanimidade, a Câmara de Nova Friburgo aprovou o Projeto de Indicação Legislativa, de autoria do Vereador Cláudio Leandro e do Presidente Max Bill, que institui o Programa de Reserva de Vagas no Ramo Hoteleiro Municipal. O objetivo principal da proposta, aprovada por unanimidade em primeira discussão, é garantir abrigamento temporário seguro e digno às mulheres em situação de violência que residam no município por, pelo menos, um ano. A ideia é contribuir para a expansão das políticas públicas de proteção às mulheres e combate à violência, preservando a integridade física, mental e psicológica de cada assistida.

De acordo com o texto, o abrigamento de caráter temporário compreende o período de 1 a 15 dias, no máximo, a depender de parecer emitido pela equipe do Centro de Referência da Mulher (Crem), atestando a necessidade de prorrogar as diárias de determinada beneficiária ao programa, em razão de eventual vulnerabilidade. O parecer emitido pela equipe do Crem poderá ser prorrogado, pelo período de tempo que a equipe técnica institucional considerar necessário. Será assegurado o acompanhamento psicológico e social às mulheres assistidas, enquanto permanecerem sob tutela do Programa Institucional, com a finalidade de que seja preservada integridade psicológica por meio do tratamento adequado.

O Poder Público Municipal será obrigado a manter o sigilo do nome e endereço do hotel em que as vagas serão contratadas, preservando assim a identidade e segurança da mulher em situação de violência integrante do Programa. A equipe do hotel contratado deve passar por processo de capacitação, param a revitimização institucional ou secundária, da mulher assistida. A organização, coordenação e execução do Programa de Reserva de vagas no Ramo Hoteleiro Municipal será de responsabilidade e competência do Centro de Referência da Mulher (Crem), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, ou de ente governamental específico na formulação de políticas públicas, no cuidado e atenção às mulheres no município de Nova Friburgo.