Câmara de Nova Friburgo implanta e-democracia

por Fernanda da Silva Guimarães publicado 23/09/2021 13h42, última modificação 23/09/2021 13h42
A plataforma de participação popular já está disponível para os friburguenses

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aderiu a plataforma e-democracia, em parceria com o Interlegis. Com a implantação da nova plataforma tecnológica, os cidadãos poderão acompanhar ao vivo audiências públicas transmitidas pela internet, colaborar com suas ideias em projetos de matérias legislativas, podendo interagir com os demais participantes, além de enviar sua pergunta para ser respondida.

O e-Democracia é uma plataforma modular que agrega mecanismos de participação com diferentes processos participativos (on-line / off -line, livre / estruturado) e níveis de complexidade. Criado em junho de 2009, pela Câmara dos Deputados, o primeiro portal e-Democracia surgiu com o formato de projeto piloto, abrigando inicialmente duas discussões, organizadas em comunidades legislativas virtuais. Por meio dessas comunidades, foram discutidos com a sociedade dois projetos de lei específicos: um sobre a Política de Mudança do Clima e outro sobre o Estatuto da Juventude. Hoje, Câmara dos Deputados e Senado Federal estabeleceram parceria para distribuição do e-Democracia pelo Interlegis, somando-se às demais plataformas tecnológicas oferecidas pelo programa a mais de 1700 casas legislativas em todo o Brasil.

Para os friburguenses interessados em participar, basta acessar o site da Câmara Municipal de Nova Friburgo e clicar no banner e-democracia na página principal.