Câmara de Friburgo recebe universitários e fala sobre Lei Orgânica

Ontem, dia 29, a Câmara Municipal de Nova Friburgo recebeu os alunos do 6º período da Universidade Estácio de Sá. O encontro teve como objetivo mostrar a importância do Legislativo do cotidiano do cidadão friburguense e abordar a elaboração da nova Lei Orgânica do Município que é uma das mais abrangentes do país e trata de temas inovadores como LGBT+.

Participaram da iniciativa do professor de Ciências Políticas e Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Friburgo, Marcelo Verly, o presidente da casa legislativa, vereador Alexandre Cruz; o presidente da Comissão que elaborou a Lei Orgânica vigente, vereador Prof. Pierre e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, vereador Isaque Demani.

Para o Presidente, Alexandre Cruz, foi uma ótima experiência. “Recebê-los para mim é uma grande honra porque é uma oportunidade de os alunos saírem da sala de aula e vivenciar a experiência que temos aqui na casa legislativa. Fico feliz de ver universitários vindo a nossa casa para aprender através de nossas experiências e agregar conhecimento”, explica.

Já o Prof. Pierre contou sobre a história do sistema republicano para demonstrar a importância da Lei Orgânica. “Com a adoção do sistema republicano em nosso país, as cidades foram compelidas a fazer as Leis Orgânicas Municipais e a municipalidade é a mais próxima do cidadão, por isso atualizamos a nossa. Hoje Nova Friburgo tem a maior Lei Orgânica do País”.

No final, o vereador Isaque Demani narrou um pouco da sua história de vida. “Já fui ajudante de pedreiro, gesseiro e outras coisas mais. Por isso minha fala é para não desistirem. As dificuldades são muitas mas elas servem como aprendizado”, falou o vereador encerrando o evento.