Câmara Cuida: Servidores passam por exames periódicos

por Vinicius Gastin publicado 07/02/2023 17h55, última modificação 07/02/2023 18h15
Ação integra o Projeto Câmara Cuida, que já ofereceu um dia de cuidados aos servidores

Numa ação pioneira promovida pela nova gestão, os servidores da Câmara Municipal de Nova Friburgo estão passando por exames periódicos de rotina. Após a conclusão da bateria de testes médicos com os servidores comissionados, os efetivos passam pela avaliação, realizada na sede da SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). A ação integra o Projeto Câmara Cuida, que dentre outras atividades a serem desenvolvidas, já ofereceu um dia de cuidados aos servidores.

De acordo com o Diretor de Recursos Humanos da Câmara, Carlos Renato, os exames periódicos são essenciais para avaliar a saúde física e emocional do colaborador, e orientá-lo sobre possíveis fatores de risco no ambiente de trabalho.

Não apenas é uma forma de detectar doenças, como também de prevenção, já que se pode antecipar e prevenir acidentes e enfermidades. E, após um período de pandemia, é sempre importante estar atento as condições físicas e emocionais dos nossos servidores”, reforça.

Esse tipo de procedimento é regulamentado por legislação, e deve ser feito por todo o trabalhador cadastrado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O Departamento de RH da Casa Legislativa, após análise geral, identificou a necessidade de fazer a revisão da saúde dos colaboradores. Além da saúde dos servidores, o procedimento também é importante para o cumprimento de todas as normas regulamentadoras.

Os exames periódicos possuem uma característica preventiva de doenças do trabalho. A sua não realização pode gerar diversas consequências funcionais e laborais, ocultando algum tipo de doença, além das consequências fiscais por não cumprimento das normas regulamentadoras. É um novo passo para cumprir a solicitação do Presidente Max Bill, que nos pediu uma gestão de RH humanizada, na qual o servidor seja o nosso foco”, pontua.

Após a conclusão desta fase – com a implantação das informações no Serviço de Saúde Ocupacional (SST) -, novas etapas do Projeto Câmara Cuida serão traçadas, seguindo com a agenda de valorização dos colaboradores da Câmara.

Nossa gestão foi pioneira neste procedimento na Câmara, onde visamos a qualidade do serviço prestado por nossos servidores. Para isso, a saúde é fundamental, seja física ou emocional. O próximo passo será a formatação dessas informações para implantar no Serviço de Saúde Ocupacional (SST), que junto aos Laudos Técnicos, vão resultar no cumprimento das obrigações do Speed Fiscal”, finaliza Carlos Renato.