Câmara Municipal realiza reunião solene em homenagem aos povos formadores de Nova Friburgo

Na ocasião, serão entregues as medalhas “Somos Quem Fomos”.

Neste sábado (26), a Câmara Municipal de Nova Friburgo realiza, no Plenário Jean Bazet, a partir das 19hs, reunião solene em comemoração aos povos formadores de Nova Friburgo, por iniciativa da Comissão de Apoio ao Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio, sob a presidência do Naim Pedro (DEM).
Nesta, que é a quarta edição da reunião, serão condecorados com a "Medalha Somos Quem Fomos", serão homenageados representantes da Suíça; Portugal; Alemanha; Áustria; Espanha; Hungria; Itália; Japão; e Líbano. Para o Vereador Professor Pierre, “Nova Friburgo é uma cidade única no Brasil, singular por seu processo de formação, única criada por um decreto real, e cidade que acolheu pela primeira vez imigrações não portuguesas e não africanas no Brasil. Nesse sentido, a reunião solene, que é um marco do Poder Legislativo, tradicional na última semana de outubro, é essencial para o reconhecimento de nossa identidade, de nossa memória e de nossa constituição enquanto povo e unidade diversa".

A medalha "Somos quem fomos" é uma homenagem da Câmara Municipal de Nova Friburgo à formação de Nova Friburgo. Ela é entregue sempre na última semana de outubro de cada ano em sessão solene realizada pela casa legislativa.

Pierre afirma ainda que "é motivo de grande honra poder conceder aos homenageados, um reconhecimento público do que fizeram, do que fazem e daquilo que ainda farão. É justo, é necessário e é demandado, sobretudo, com a proximidade dos 200 anos de Nova Friburgo”.
A ocasião contará também com solenidade de entrada das bandeiras das nações. Dentre os diversos convidados, estarão presentes representantes das comunidades dos povos formadores de Nova Friburgo, descendentes e familiares de descendentes, autoridades do Executivo Municipal, representantes de instituições militares, religiosas, industriais e comerciais.
O Dia dos Países Colonizadores foi revitalizado pela Resolução Legislativa 2107/14 quando foi criada a "Medalha Somos quem Fomos".