Câmara de Friburgo terá Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Câmara Municipal de Nova Friburgo, em parceria com professores e aluno da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, vai iniciar a implantação de um Plano de gestão de Resíduos Sólidos. A ideia da proposta é promover um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

A implementação do projeto será dividida em etapas e a primeira vai acontecer nesta sexta, dia 30.08, às 14hs, no Plenário (terceiro andar) com todos os colaboradores do órgão. Este encontro tem como objetivo apontar as diretrizes do projeto e indicar como serão as etapas de implantação. A reunião será conduzida pela professora Ana Cristina Moreira, responsável pelo Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros do Instituto Politécnico, do Campus Regional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Nova Friburgo.

O presidente da Câmara de Nova Friburgo, vereador Alexandre Cruz apoiou a iniciativa sugerida por uma servidora da casa legislativa. “Acho muito importante darmos atenção a iniciativas de proteção Meio Ambiente. Em 2004, quando fui secretário de serviços públicos também implementei iniciativas voltadas para a sustentabilidade.”, explica.

Num segundo momento, a equipe da Universidade percorrerá toda a instituição fazendo um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no órgão contendo a origem, o volume, a caracterização dos resíduos para depois planejar estratégias adequadas para o estabelecimento das formas de destinação adotadas.