15/08/2017

Sessão solene na Câmara de Nova Friburgo comemora os 100 anos do Cefet/RJ

Os cem anos de fundação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) serão comemorados em sessão solene na Câmara de Nova Friburgo, nesta quarta-feira, 16, às 18h. A reunião foi solicitada pelo vereador Professor Pierre (PSOL) e pelo presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz (PPS).

O Cefet/RJ foi fundado em 1917, ainda como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz, com o objetivo de formar professores, mestres e contramestres para o ensino profissional. Atualmente, é uma instituição federal de ensino e oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes (pós-médio), tecnológicos, de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e a distância.

A unidade Nova Friburgo foi inaugurada em 4 de dezembro de 2008 com o propósito de formar profissionais nas áreas associadas às potencialidades econômicas regionais. O campus Nova Friburgo oferece curso técnico em Informática, ensino médio técnico integrado ao técnico de Informática, bacharelado em Sistemas de Informação, licenciatura em Física, superior em Gestão de Turismo e Engenharia Elétrica, além de pós-graduação lato sensu em Modelagem Matemática na Educação e Turismo Sustentável.

A estrutura, dirigida pela Professora Dra. Bianca Tempone Felga de Moraes, possui hoje uma equipe de 60 docentes entre mestres e doutores, 40 técnicos administrativos educacionais e, ao todo, 800 alunos.